Postagens Popular

Postagens Popular.

Tecnologia do Blogger.
Postado Por : GeraçãoNintendo quinta-feira, 30 de maio de 2013

Análise feita por: Dhiego Keesley

Introdução 

Final Fantasy é um jogo do gênero RPG, lançado para o Nintendo (8-Bits) em 1987, pela Squaresoft, atual Squareenix.
O game é o primeiro título da mega franquia de mesmo nome. Atualmente a série é conhecida devido ao grande sucesso por possuir a melhor essência que o RPG pode oferecer.
Em 1987, a Squaresoft passava por um grande momento de crise financeira. Para se reestabelecer, utilizou de todos os seus recursos técnicos para a criação do que se acreditava ser o último jogo da empresa.
Contudo, Final Fantasy revelou-se um grande sucesso, restaurando a empresa economicamente e servindo de base para a construção de uma série.
Apesar das limitações impostas devida à falta de tecnologia do Nintendo 8-Bits, Final Fantasy conseguiu introduzir no mundo dos vídeo games vários conceitos iniciais da essência de um verdadeiro RPG.
Qualquer jogador da época que conheceu a franquia pode afirmar que Final Fantasy ofereceu uma experiência mais desafiadora e profunda do que jogadores de RPG 8-Bits do Nintendo já haviam experimentado.
A influência da série Final Fantasy é notória em games de RPG. Jogadores da série podem se sentir mais exigentes ao entrarem em contato com a maioria dos jogos do gênero.
Atualmente, algumas conversões para consoles mais atuais foram lançadas com o intuito de proporcionar o fator Replay em jogos de época. 
Apesar da simplicidade imposta pelo console e de alguns defeitos típicos, o game conseguiu agradar aos fãs de RPG e dar início à série de maior sucesso no mundo dos games.



Gráficos 

Final Fantasy possui gráficos padrões limitados pela tecnologia inicial do Nintendo. O excelente fator gráfico tradicional da série começa a ser trabalhado a cada novo lançamento.
Através de um visual totalmente agradável, o estilo gráfico deste primeiro game da franquia é icônico.
O design gráfico dos personagens da geração passada foi imortalizado pelo estilo 8-Bits.
Mesclando a simplicidade com o dinamismo, Final Fantasy consegue gerar uma jogabilidade fluida e pouco enjoativa. Em poucas horas o jogador já consegue se familiarizar com todos os tipos de ambientes.
Sem grandes atrações, o aspecto visual é simples, porém referência para os games da série posteriormente lançados para consoles similares da Nintendo.


Sons

Um dos principais fatores que tornam a experiência em um game do gênero RPG gratificante é a trilha sonora de qualidade. Os games da franquia Final Fantasy exploram este fator ao máximo. Todos os games da franquia possuem trilhas sonoras trabalhadas de maneira excepcional. O trabalho e a dedicação de produtores e compositores resultam na criação de um universo mágico em que as músicas conseguem interagir com as emoções dos jogadores.
Já neste primeiro jogo da famosa série, o jogador entra em contato com  músicas que atualmente representam o verdadeiro significado de nostalgia. Faixas como Opening Theme e Prelude tiveram suas primeiras versões neste game e, ao decorrer da série, foram modificadas, mas ainda mantendo a essência original, conforme a temática exibida em cada novo game.
Todas elas foram produzidas por Nubuo Uematsu, um excelente compositor que trabalharia na série por anos. Mesmo com caráter 8-Bits, estas músicas são consideradas clássicas e tornaram-se temas de orquestras e teatro e trazem boas lembranças aos jogadores da época. Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Final Fantasy.


Jogabilidade 

Final Fantasy oferece vários modelos de jogabilidade. Inicialmente, o jogador deverá escolher e nomear os personagens que irão constituir a sua equipe. O nome dos personagens podem conter apenas 4 letras. Esta limitação de caracteres pode ser frustante para aqueles que desejam nomes mais extensos.

No total existem 6 classes (Jobs) de personagens para serem escolhidos: Fighter, Black Belt, Thief, Red Mage, White Mage e Black Mage. Cada classe é moldada por atributos específicos que fazem a diferença em cada combate. Os principais atributos são: Strength (Força), Agility (Agilidade), Vitality (Vitalidade), Intelligence (Inteligência) e Luck (Sorte).
O Atributo Strength é responsável por quantificar o dano de ataque físico que um personagem pode inflingir em seu inimigo. Agility é responsável por quantificar a evasão de ataques físicos de um personagem. Intelligence irá quantificar o dano de ataque mágico executado pelo personagem. Vitality determina a quantidade de energia vital adquirida pelo personagem; e Luck determina a sorte que o personagem precisará para encontrar inimigos e iniciar o combate com vantagem considerável. Devido à limitação tecnologica da época, a utilização destes atributos não é totalmente confiável, podendo confundir o jogador quanto à adaptação das classes.
Confira abaixo a especialidade de cada Job (classe).

Fighter:  Uma classe versátil. Possui acesso aos melhores equipamentos do game. Possui grande foco em Strength e Vitality, resultando nos maiores ataques físicos possíveis e alta energia vital. A principal desvantagem desta classe é a depedência de equipamentos potentes, fazendo dele uma classe cara de se manter.
Blackbelt:  Utiliza os punhos para ataque e não possui acesso a armas e magias. Possui Strength e Vitality razoáveis. A falta de uso de equipamentos faz desta classe a mais barata entre as outras. Blackbelts não podem usar magia. O grande foco é o ataque físico.

Thief: Possui foco em Agility. Inicialmente possui baixa defesa. Uma classe valiosa para realizar a habilidade de fuga nos combates. Neste primeiro game da franquia Final Fantasy, a classe Thief não pode usar o comando Steal (Roubar).
Red Mage: Classe capaz de utilizar Black e White Magics. Pode utilizar diferentes equipamentos. No entanto, é incapaz de utilizar as magias de alto nível e equipamentos mais poderosos. O Red Mage assume uma posição de apoio considerável, porém não irá se destacar em frente de batalha
White Mage: Classe que utiliza os conhecimentos da magia branca (White Magic) para curar e dar suporte aos seus companheiros. Com enfoque mágico esta classe, não possui Strength e Vitality desejáveis, resultando em baixa energia vital, defesa e ataques físicos.

Black Mage: Classe que utiliza os conhecimentos da magia negra (Black Magic) para realizar ataques mágicos. As mágicas ofensivas podem gerar status negativos nos inimigos ou causar danos mágicos extremos. Com enfoque mágico, esta classe não possui Strengh e Vitality desejáveis, resultando em baixa energia vital, defesa e ataques físicos.



Após a escolha dos personagens, o jogador é imerso ao enredo do game. Ao começar a partida, os personagens se localizam no World Map. O World Map é uma representação em pequena escala utilizada para tornar a viagem do jogador mais prática e menos demorada. É através desta representação que o jogador irá se movimentar entre vários locais como reinos, masmorras, entre outros locais, além de enfrentar inimigos em encontros casuais.
O enredo deste primeiro game é simplório e não envolve grandes tramas. O jogador assume o papel de quatro guerreiros de uma profecia para salvar um universo em destruição. Em um local onde a terra está apodrecendo, o vento parou e os mares estão selvagens. Estes guerreiros portando artefatos especiais devem derrotar os responsáveis pelo cataclisma. 
Ao decorrer do enredo principal, é possível interagir com outros personagens. Esta interação muitas vezes é necessária para a fluidez do jogo. Conversar com personagens é essencial para entender de forma completa o enredo do game. Também é possível, através da interação com personagens não jogáveis, conhecidos como NPC (Non Playable Characters), comprar e vender itens, equipamentos e magias.
Nas cidades e reinos, o jogador terá acesso aos mercados de equipamentos, itens e magias (Shopping), Pousadas (Inn) e Clínicas (Clinic). Para a evolução e sobrevivência, o jogador deverá fazer uso constante destes locais. Para fazer uso destes locais serão necessários Gils (Dinheiro). Gils podem ser adquiridos encontrando baús que os contenham, ou em sua maioria, derrotando inimigos e recebendo-os no final de cada batalha.
Ocasionalmente, o jogador entrará em confrontos com vários dos mais distintios inimigos. Estes encontros com inimigos são randomizados. Ao entrar em um combate, a tela principal se distorce e a tela de combate é exibida. O lado esquerdo desta tela representa os inimigos encontrados e o lado direito representa a equipe do jogador. No extremo direito, é representado o nome de cada personagem juntamente com seus reespectivos HPs. HP é a personificação da energia vital dos personagens em forma de números. Quando esta quantia chegar a 0, o personagem é morto. Para recuperar HP, o jogador deverá utilizar itens e magias de cura, ou recuperar-se totalmente nas pousadas. O jogo dará game over apenas quando todos os quatro personagens estiverem mortos.
Ao vencer cada batalha, o jogador recebe Gils e pontos de experiência. Acumulando pontos de experiências, o personagem ganhará um nível, resultando assim em um aumento nos seus atributos iniciais.


As batalhas são baseadas em ações por turnos. O jogador seleciona a ação do personagem e aguarda até que este personagem realize esta ação. Personagens com maior Agility podem executar ações mais rapidamente.
No menu de batalhas, aparecem 5 opções simples e básicas. A opção Run pode garantir à equipe fugir da batalha e depende do fator Sorte. A opção Fight permite ao personagem executar um ataque físico contra o inimigo selecionado. A opção Magic permite ao personagem executar um ataque mágico contra um ou mais inimigos selecionados. A opção Drink permite ao jogador beber algum item de cura ou suporte. A opção Item revela itens adquiridos pelo jogador.
Devido ao sistema randômico de batalhas, o jogador poderá ter a sorte de realizar um ataque surpresa no inimigo, tendo assim mais rodadas de ataques. O mesmo pode acontecer para os inimigos, que eventualmente, irão atacar o jogador de surpresa.
Em Final Fantasy, existem diversas espécies de inimigos. Cada qual com seus perigos e particularidades. Estes podem atacar usando ataques físicos e mágicos, além de infligir status negativos como Poison (Veneno), Stone (Petrificação), Stun (Paralização), entre outros. Sempre que algum status negativo perdure após o término da batalha, o jogador deverá utilizar o item de cura que anulará o efeito deste status. Caso algum personagem seja derrotado em batalha, ele ficará com o status Slain (Morto). Para poder jogar novamente com o personagem, será necessário levá-lo a alguma Clinic ou utilizar a White Magic Life.
Para ter acesso a mais e a novas magias (Black e White), é necessário ganhar níveis. Sempre que estiver com magias em falta e energia vital desgastada, basta se recuperar nas pousadas (Inn) ou usar itens como Cabin, Tent ou House no Wolrd Map.
Sempre para checar informações sobre personagens e itens adquiridos, o jogador pode acessar um inventário básico. Para se familiarizar com itens, equipamentos e sistema de evolução será necessário o acesso constante a este inventário.




Special Classes 

Ao dercorrer do enredo, quando chegar em Citadel of Trials, o jogador poderá encontrar o item Rat's Tail.Este item deve ser entregue ao King of Dragons Bahamut (Figura clássica na série Final Fantasy) em Cardia Islands. Feito isso, novas classes aprimoradas estarão disponíveis para o jogador. Estas novas classes não possuem nenhum destaque considerável, porém somente elas podem atingir o nível máximo de magias e equipamentos. Confira abaixo:

Knight: Aprimoração da classe Fighter. A Classe Knight pode equipar os melhores equipamenos existentes no game. Além disso, também pode utilizar baixos níves de White Magics.
Master: Aprimoração da classe Blackbelt. Grande foco em Strength e Vitality, porém possui baixa defesa. Em altos níveis, consegue atacar com mais frequência com maior chance de ataques críticos.
Ninja: Aprimoração da classe Thief. Esta classe pode equipar todas as armas, exceto Staffs, Rods e a espada Excalibur Além disto, esta classe é capaz de utilizar Black Magics de baixo e médio nível.
Red Wizard: Aprimoração da classe Red Mage. Classe capaz de utilizar altos níveis de White e Black MagicsPossui acesso a equipamentos medianos.


Black Wizard: Aprimoração da classe Black Mage. Classe capaz de utilizar as melhores Black Magics do jogo, gerando assim ótimos ataques mágicos. Pode equipar melhores equipamentos comparados à classe Black Mage.


White Wizard: Aprimoração da classe White Mage. Classe capaz de utilizar as melhores White Magics do jogo, gerando ótimo suporte para a equipe. Pode equipar melhores equipamentos comparados à classe White Mage.


Longevidade e Diversão 

Como um típico jogo do gênero RPG, Final Fantasy pode render centenas de horas de jogatina.
O game conta com um sistema de evolução demorado. Em muitas ocasiões, os mais simples inimigos podem complicar muito o avanço do jogador. É necessário paciência e estratégia de batalhas, utilizando sempre as cidades próximas como apoio.
O enredo em si não é totalmente auto explicativo. Esta falta de direção mesclada à dificuldade característica é responsável pela desistência dos menos capacitados. Aos mais persistentes, fica o grande desafio de terminar o game, adquirindo assim conhecimentos sobre a origem da franquia.


Conclusão  

Apesar de considerado último recurso pela Squaresoft, Final Fantasy revelou-se um grande sucesso e a receita deste sucesso vem sido aprimorada até os dias de hoje.
A influência deste primeiro e subsequentes games da franquia é notória nos jogos do gênero de RPG da geração passada e atual.
Devido a inúmeros diálogos, a exploração do fator leituta é intensa. Assim como Final Fantasy, outros jogos da Squaresoft instigam o gosto pela leitura em inglês. Uma excelente forma de aprendizado.
Jogadores da série poderão conceituar o game como difícil e tedioso, pois é inevitável a comparação com os melhores games da Squaresoft.
Aqueles que deixarem de lado os rótulos poderão desfrutar de uma experiência agradável repleta de informações e conceitos que foram introduzidos nos jogos de RPGs da atualidade.


Nota Final : 6.8



Tags para Pesquisa:
-Analise: Final Fantasy
-Final Fantasy tuto
-FF analise
-Analise completa final fantasy

Deixe uma Resposta

Assinar Posts | Assinar comentários