Postagens Popular

Postagens Popular.

Tecnologia do Blogger.
Postado Por : GeraçãoNintendo segunda-feira, 1 de abril de 2013


Análise feita por: Dhiego Keesley


Introdução

Este game é o primeiro título da  famosa série de games de luta Mortal Kombat. Inicialmente produzido pela Midway Games, foi lançado para os arcades (fliperamas) em 1992. Um ano depois, teve versões lançadas pelas Acclaim Entertainment para os consoles antigos: Master System, Mega Drive, Super Nintendo e Gameboy.
Ao estilo Pit Fighter, o game trazia gráficos totalmente digitalizados com atores reais, tornando os personagens mas realistas. A série é famosa por utilizar a técnica de sprites digitalizados (diferentes dos outros jogos da época, que utilizavam sprites desenhados à mão), e pela violência extrema, chamando atenção para os golpes especiais de assassinato: os Fatalities.
Sprite é uma técnica usada em jogos 2D, que tem como princípio colocar todas as ações de um personagem (movimentos) em uma só imagem.
Devido ao alto grau de violência contido no game, Mortal Kombat (MK) foi o responsável pela criação da Entertainment Software Rating Board (ESRB), orgão responsável pela classificação indicativa dos jogos de videogame.
MK foi criado para bater de frente com outro game de luta, outro sucesso do ano de 1993: Street Fighter II. O vencedor desta acirrada concorrência foi Mortal Kombat. Com tantas inovações, ele trouxe à sua jogabilidade algo divertido e nunca visto antes. A cada lançamento de uma continuação, essas inovações aumentavam ainda mais. Desta maneira, Street Fighter foi deixado de lado, e grande parte dos jogadores passaram a ter como jogo de luta preferido o Mortal Kombat.
É fato que Steet Fighter II é um bom jogo, e foi produzido antes de seu rival. Porém Mortal Kombat levou o espírito de luta dos jogadores a outras dimensões, mostrou ousadia e introduziu novos conceitos ao mundo dos games, o que realmente era preciso em 1993.





Gráficos e Sons 

Para a época, os gráficos estavam em padrões normais. Nada revolucionário ou chamativo. A única novidade foi a utilização de sprites digitalizados. Em geral, os personagens estão bem representados e se destacam do plano de fundo. Cenários de fundo possuem beleza relativamente simples, até mesmo os fundos que apresentam alguma animação não chegam a chamar muita atenção. Porém, em jogos de luta o que mais chama a atenção é a jogabilidade, deixando assim a qualidade gráfica em segundo plano, caso a mesma não seja grosseiramente terrível.
Da mesma maneira que a qualidade gráfica é razoável, a trilha sonora não incomoda, mas também não agrada. Não há presença de músicas marcantes e sim de músicas comuns, como em qualquer game de luta da geração passada. Não são ruins, mas poderiam ser melhores. 
Os efeitos sonoros já estão bons. Chutes, socos, pulos, gritos de dor e ataques especiais possuem seus sons característicos e não desapontam.  
De maneira geral, tanto a qualidade gráfica como a sonora estão em seus padrões normais. Não são o forte deste game, mas a diversão é garantida independente disto.





 Jogabilidade

A jogabilidade foi algo inovador. Até nos dias de hoje a série Mortal Kombat é conhecida por possuir uma sanguinolência característica. Infelizmente, a versão deste game para o Super Nintendo ficou em desvantagem em relação aos outros consoles para os quais MK foi lançado. A Nintendo não queria um game possuindo sangue e violência para os jogadores de Super Nintendo. Diferentemente de Street Figher II, Mortal Kombat trouxe uma proposta para um público mais adulto. A Nintendo acabou censurando a jogabilidade, removendo todo o sangue do jogo e deixando os Fatalities mais simples, tornando o game menos apelativo.
O Mega Drive possui um código de destravamento para liberar todo conteúdo censurado pela Nintendo no Snes, visto que são empresas diferentes.
Fora esta censura, Mortal Kombat é um bom jogo, mas esse detalhe realmente fora deixado para trás. 
Ao todo, o jogador pode escolher entre 7 personagens jogáveis : Jhonny Cage, Kano, Raiden, Liu Kang, Scorpion, Sub Zero e Sonya,
Inicialmente, o jogador deve enfrentar 7 batalhas simples e mais 3 batalhas duplas antes do subchefe Goro, seguido do feiticeiro Shang Tsung, encerrando o jogo. Após derrotar Shang Tsung, mostra-se um final em forma de texto sobre o personagem escolhido. O game também pode ser jogado com a opção Versus, onde o jogador pode enfrentar um amigo.
O jogador ao longo dessas batalhas pode conseguir pontos, aplicando Fatalities e ganhando a luta sem receber golpes (Flawless Victory), o jogador recebe ainda mais pontos.
A cada 5 batalhas, o jogador é direcionado para um mini game chamado Test Your Might (Teste sua força).
Este mini game consiste em apertar freneticamente os botões de ataque até que o jogador atinja um limite marcado em uma barra lateral da tela. Atingindo tal limite, o personagem quebra o material à sua frente, ganhando muitos pontos de uma só vez.  A cada material destruído mais difícil ficará para destruir o próximo. 

Estes materiais são : 

  • Wood (madeira) -  100.000 pontos
  • Stone (pedra) - 200.000 pontos
  • Steel (ferro) - 500.000 pontos
  • Ruby (rubi) - 1.000.000 pontos
  • Diamond (diamante) - 2.000.000 pontos


 




Golpes e Fatalities

Comandos Básicos :
  
HP = Soco alto
HK = Chute alto
LP = Soco baixo
LK = Chute baixo
BK = Defesa  

Quando aparecer "," entre os comandos significa: Depois
Quando aparecer "+" entre os comandos significa: Ao mesmo tempo

  • Johnny Cage
Green Bolt: , LP
Shadow Kick:  ,, LK

Ball Breaker:  BK+ LP
FatalityFique próximo ao seu oponente e aperte ,,HP

  • Kano
Knife Throw: Pressione BK,

Spin Attack: Afaste-se de seu oponente e de 360º em direção do mesmo.
Fatality: Fique próximo ao seu oponente e aperte , , LP

  • Raiden
Teleport:   , 
Lightning: , ,  LP
Torpedo:  ,,
Fatality: Próximo ao seu oponente aperte ,,,, HP 

  • Liu Kang
Fireball:  ,,  HP
Flying Kick:  ,,  HK

Fatality: Segura BK e rotacione o direcional 360º em direção ao seu oponente.

  • Scorpion 
Spear:  ,, LP
Teleport: Rotacione o direcional no sentido horário começando em  até , HP

Fatality: A maios ou menos 3 passos de distância, segure BK e aperte ,

  • Sub Zero 
Freeze:  ,, LP
Slide: Segure   + LP + LK + BK .
Fatality: A mais ou menos 3 passos de distância, aperte ,  HP

  • Sonya  
Energy Rings:  ,, LP

Leg Grab: Segure BK e aperte LP + LK
Square Wavle Flight:  ,, LP
Fatality:  ,, , BK



Conclusão

Mortal Kombat chegou ao ano de 1993 introduzindo novas tendências e conceitos no mundo dos games. Tornou-se outro clássico do Super Nintendo. 
Com um ar mais violento, acabou conquistando muitos fãs. Devido a censura, editada pela Nintendo, este MK não atingiu seu verdadeiro potencial. Não pode-se esquecer que foi a partir deste game que outros games de luta direcionados ao público adulto surgiram. 
Mortal Kombat também foi levemente criticado por não haver diferença no estilo de luta dos personagens,força e velocidade dos personagens. Fator que só foi levado em consideração em games posteriormente lançados.
A diversão é garantida, principalmente quando se conhece todos os golpes e fatalities. Apesar dos pesares vale a pena jogar e tentar terminar o game com cada um dos personagens.
Aos que desejam aproveitar todo o potencial que este primeiro título da série Mortal Kombat tem a oferecer, aconselha-se a jogar a versão do Mega Drive onde um código secreto pode ser inserido para remover todo conteúdo censurado nesta versão. 

Nota Final : 6


Segredos

  •  Lute contra Reptile
No cenário "The Pit" (O cenário com a ponte de espinhos e o fundo de um luar), derrote seu oponente as duas vezes sem perder energia (Flawless Victory), e no último Round aplique um Fatality. Ao fazer isto, após o Fatality, Reptile irá te desafiar na parte embaixo do cenário "The Pit".


  • Lute contra o Goro prateado 
Escolha o personagem Rayden para jogar no estágio Endurance 3. Vencendo as duas batalhas, aplique o fatality dele. Logo em seguida quando for enfrentar Goro, ele aparecerá totalmente prateado.



Tags para Pesquisa:
-Analise: Mortal Kombat
-Mortal Kombat Analise
-Super Nintendo Mortal Kombat

Deixe uma Resposta

Assinar Posts | Assinar comentários