Postagens Popular

Postagens Popular.

Tecnologia do Blogger.
Postado Por : Cheshire quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

 E ai pessoal, eu sou novo aqui e essa é a minha primeira postagem aqui então espero que vocês gostem.
Venho lhes trazer um tutorial de como restaurar cartuchos velhos, desde a limpeza dos contatos até a parte externa.
Antes de tudo quero deixar claro que você está fazendo isso por SUA CONTA E RISCO, então tome bastante cuidado.
Eu fiz isso com uns cartuchos recém adquiridos, que vieram com um super nintendo que eu comprei (que o preço por sinal foi um achado) e fiz alguns voltarem a funcionar inclusive.
Bom, essa foto mostra o estado inicial da coisa:


Da pra ver como a coisa tava precária  Os cartuchos estavam imundos, alguns com as labels rasgadas, ou então rabiscadas com canetas.
Você vai precisar de:
-Chave para abrir os cartuchos (para conseguir limpar os contatos)
-Escova de dentes velha
-Papel Adesivo fotográfico
-Alcool Isopropilico
-Regua
-Estilete


A primeira coisa que devemos fazer é tirar as labels velhas.

Removendo as Labels: 

Maioria das labels utilizam esse tipo
papel, e com uma chave de fenda são
facilmente retiradas
Não existe regra para isso. Você pode fazer do jeito que mais achar fácil ou oque for mais comodo para você. Eu fiz isso usando uma chave de fenda larga, usando sua ponta para "empurrar/rasgar" a label antiga. A foto exemplifica bem, e eu não tive muitas dificuldades.


Houveram algumas labels, como a foto abaixo, que a cola simplesmente estava saindo, e foi só puxar que ela saiu completamente.
Após retirar a label, recomendo usar um pouco de álcool onde ela estava, para tirar resíduos de cola.
Tirando residuos com alcool
Cola da label saindo
Depois que você retirou a label, mas antes do passo 2, é necessário abrir o cartucho e tirar a parte eletrônica dele. Pegue a placa eletronica de dentro do cartucho pelas bordas e ponha em algum local seco e limpo.

Dando um banho no cartucho:


Essa talvez seja a parte mais trabalhosa. Pegue uma escova de dentes velha, passe-a em um pouco de sabonete e agua e esfregue-a no cartucho até fica limpo. A espuma ajuda. Tiveram alguns cartuchos aqui que até mudaram de cor.
Esfregue até não parecer para os outros que você é um porco imundo até achar que esta limpo suficiente. Depois enxague e seque.
Resultado depois de limpinho :)



Preparando as labels

Você precisa escolher as labels que ira imprimir para os cartuchos. Você pode encontrar nesse site ( http://gmlabels.blogspot.com.br/ ), ou mesmo faze-las. Não vou entrar muito nesse mérito aqui, já que já existem muitos tutoriais sobre isso, basta conseguir o arquivo ou criar, medir o tamanho correto e configurar para imprimir em qualidade máxima.
Enquanto a maioria dos tutoriais falam para imprimir em papel adesivo e passar contact depois, eu recomendo a você comprar PAPEL FOTOGRAFICO ADESIVO.

Aqui na minha cidade vendem cada folha por R$1,75 e alem de ser mais barato que papel adesivo + contact, da menos trabalho e o resultado fica superior.
É muito importante configurar corretamente a impressora, e caso usar o papel fotográfico configurar na impressora que esta usando ele, para com que a impressão seja a mais adequada e profissional possível.

Eu imprimi aqui e voces podem ver o resultado (minha impressora é uma hp a jato comum).

Papel fotográfico adesivo
por sinal todo amassado :(
Vocês podem ver como a impressão ficou :)


Depois de impressas, com a ajuda de um estilete e regua corte as labels :)

Colagem das labels

Não existe muita dificuldade para essa tarefa, apenas retirar a label de seu adesivo, colar e dobrar a parte de cima para que o nome apareça. Seguem fotos sobre o processo que explicam melhor que eu haha 







E esse foi o resultado final que eu obtive. Eu não tirei uma foto inicial dos cartuchos por esquecimento, mas ficou MUITO melhor do que antes.


Depois trago a parte 2, ensinando a limpar a parte eletronica (interna) do cartucho.
Espero que tenham gostado da minha primeira postagem, e não hesitem em perguntar nada :)

Tags de Pesquisa:
-Como restaurar cartuchos velhos
-Restauração de cartuchos snes
-Aprenda a restaurar seu cartuchos

Deixe uma Resposta

Assinar Posts | Assinar comentários