Postagens Popular

Postagens Popular.

Tecnologia do Blogger.
Postado Por : GeraçãoNintendo domingo, 5 de maio de 2013



Análise feita por: Dhiego Keesley



Introdução

Mega Man X é a segunda série da franquia original Mega Man, lançada para o Nintendo 8-Bits.
Lançado em 1993 pela Capcom, o game foi um dos primeiros jogos de plataforma a fazer sucesso no Super Nintendo (Snes). 
Inicialmente o game traria como protagonista o personagem Zero, mas por pressão da Capcom, os produtores foram forçados a deixar Megaman no papel principal. Realmente não faria sentido uma franquia chamada Mega Man X não trazer o Megaman como protagonista.
O game se passa um século após o game da série original. Totalmente reformulado pela tecnologia do Snes, Mega Man X tornou-se um game divetido e marcante.
Jogos lançados para o Super Nintendo como Donkey Kong Country e Super Mario, tiveram como base os aspectos gráficos, sonoros e a jogabilidade de Mega Man X.
Em um universo totalmente futurista, o jogador passará algumas horas se aventurando em algumas fases, derrotando inimigos e encarando alguns desafios.
Apesar de ser um game de plataforma, o jogo também possui um ar de ação, em que a todo momento o jogador estará derrotando inimigos.
Quem jogou os games da série original vai notar muitas semelhanças entre estes games. Apesar de possuir muitas semelhanças, o jogo é inovador, os personagens possuem um ar mais adulto e o personagem principal possui novas habilidades e comandos.
Diferentemente da série original, agora o jogador precisará explorar o cenário e encontrar itens para deixar Megaman em seu potencial máximo.
Este primeiro episódio da série Mega Man X fez muito sucesso em 1993, e isto rendeu à série muitas continuações no Snes, Playstation e Playstation 2. Hoje, os jogos da série Mega Man X são lembrados como clássicos do Super Nintendo.





Gráficos e Sons

O game traz gráficos estruturados e coloridos. Pela data de lançamento (1993), os gráficos eram muito bons, possuiam um jogo de cores impressionantes. Este game utiliza cenários com cores mais marcantes, fugindo totalmente do padrão infantil utilizado na série clássica.
As fases possuem planos de fundos texturizados e em algumas ocasiões chegam a possuir animações próprias.
O enredo do jogo se passa em universo futurista, com personagens e inimigos predominantemente robôs. 
Como o game possui várias fases diversificadas, o jogador terá a experiência de observar as mais diferentes criaturas robotizadas em ambientes diferentes.
Os chefes deste game são bem interessantes: cada um deles é um robô baseado em algum animal, portanto possuem características únicas. 
Como vários outros games de plataforma, Mega Man X possui uma trilha sonora emocionante e memorável.
As músicas da série original já eram ótimas, e neste game a Capcom conseguiu elevar ainda mais o potencial musical. Cada fase possui um tema específico, deixando difícil destacar algum dentre tantos de alto nível que o game possui. 
Assim como em Sonic The Hedgehog e Donkey Kong Country, a trilha sonora de Mega Man X, ainda nos dias de hoje, é tema de várias orquestras e realmente merece ser escutada.
Toda a parte sonora é bem trabalhada. Efeitos sonoros como tiros e explosões também estão bem feitos e não enjoam, deixando assim o game bem agradável de ser jogado. Afinal, a parte de sonora de um game faz a diferença.





Sinopse



O game se passa no ano de 21XX,  um século após o game da série original. 
Dr. Cain um famoso arqueólogo, participava de uma escavação e por acidente acabou encontrando o laboratório do Dr. Thomas Light. Neste Laboratório ele encontra uma cápsula que continha o rôbo azul Megaman. 
Dr. Cain percebeu que Megaman possuía a capacidade de controlar suas prórias decisões, e isto serviu de incentivo para Cain iniciar um estudo sobre rôbos. Com o passar dos anos Dr.Cain conseguiu fabricar seus próprios rôbos baseados no projeto de Megaman, chamados Reploids.
De alguma maneira alguns Reploids fabricados por Cain, se rebelaram contra os humanos. Estes Reploids foram denomidados Mavericks. 
Para combater os Mavericks foi criado o grupo Mavericks Hunters, um grupo de Reploids responsável para controlar as ameaças dos Mavericks.
Sigma, um Reploid de alto escalão e de grandes capacidades, foi designado para ser o chefe dos Mavericks Hunters. Durante muito tempo Sigma coordenou os Mavericks Hunters em suas operações, até que a partir de um certo evento Sigma se rebelou e tornou-se um Maverick.
Pelo tempo em que comandava os Reploids, Sigma adquiriu muita inteligência e experiência, isto garantiu a ele uma facilidade em montar e liderar seu exército de Mavericks. Julgando os Reploids como superiores aos humanos, Sigma decide atacar a raça humana e exterminá-la de vez.
A única esperança e salvação dos humanos é o grupo Mavericks Hunters. Zero e Megaman, membros do grupo,  únem suas forças e desafiam Sigma e seus seguidores, dando início assim aos eventos de Mega Man X.



Jogabilidade

Por ser um game de plataforma, não havia muito o que inovar na jogabilidade. Assim como a série original, este game possui uma jogabilidade relativamente simples, porém um pouco mais expandida. 
O jogador controlará o personagem Megaman (também conhecido como Rockman ou simplesmente X).
Após passar por uma fase inicial obrigatória, o jogador poderá escolher entre 8 fases à sua vontade. 
Ao longo das fases, muitos inimigos tentarão impedir X de avançar. Ao derrotá-los, o jogador tem uma chance de conseguir cápsulas de recuperação de energia vital, cápsulas de energia para as armas ou até vidas extras. 

Para derrotá-los, Megaman possui a sua arma inicial, a X-Buster. Megaman pode dar vários tiros com a X-Buster dependendo da rapidez com que o jogador aperta o botão de ataque. Segurando o botão de ataque por alguns segundos, Megaman lançará um tiro carregado e mais poderoso contra seus inimigos.
Quem jogou a série original Mega Man perceberá que neste game Megaman possui novos comandos. Ele pode usar um comando chamado Dash, escalar e deslizar em paredes, além de utilizar vários artifícios com novas armas que podem ser adquiridas no game.
Ao final de cada fase, o jogador enfrentará um chefe. Cada chefe ao ser derrotado deixará para Megaman uma arma específica. Essas armas possuem uso limitado e precisam de um estoque de energia para funcionar.
Para reabastecer o estoque, o jogador deve derrotar vários inimigos e esperar que eles deixem cápsulas de recuperação de energia para armas (Cápsulas de cor azul).
Cada chefe possui um ponto de fraqueza. A melhor maneira de derrotá-los é utilizar as armas específicas que causam mais danos a cada um deles. Por tanto, assim que se derrotar o primeiro chefe à escolha do jogador, ele poderá utilizar a arma adquirida pelo chefe derrotado para derrotar um outro que possui fraqueza a esta arma. 

Confira abaixo as informações sobre cada chefes. 



    Chill Penguin 

Fraqueza: Fire Wave 
Arma Adquirida: Shotgun Ice


•    Storm Eagle

Fraqueza: Chameleon Sting
Arma Adquirida: Storm Tornado


•    Spark Mandrill 

Fraqueza: Shotgun Ice
Arma Adquirida: Eletric Spark.


•    Armored Armadillo 

Fraqueza: Eletric Spark
Arma Adquirida: Rolling Shield


•    Launch Octopus 

Fraqueza: Rolling Shield
Arma Adquirida: Homing Torpedo


•    Boomer Kuwanger 

Fraqueza:  Homing Torpedo
Arma Adquirida: Boomerang Cutter



•    Flame Mammoth

Fraqueza: Storm Tornado
Arma Adquirida: Fire Wave


•    Sting Chameleon 

Fraqueza: Boomerang Cutter
Arma Adquirida: Chameleon Sting







O Game não possui savepoints. A única maneira de salvar o progresso é utilizando os Passwords. Sempre que terminar uma fase uma tela de Password será exibida. Confira no final desta análise alguns Passwords úteis.
Para testar a habilidade de exploração de cenários dos jogadores, a Capcom inseriu neste game vários itens espalhados nas fases para auxiliar o jogador.
Mega Man X não possui o mesmo nível de dificuldade da série clássica. Mas está longe de ser um game fácil.
Somente coletando todos estes itens Megaman atingirá o seu potencial máximo.
Dentre estes itens, chama-se atenção às cápsulas do Dr. Light. São quatro cápsulas em que um holograma do Dr. Light entrega a Megaman  uma parte de uma armadura especial, a X Armor.
Cada parte desta armadura permite X executar um comando especial.
Confira abaixo a relação dos itens especiais e suas respectivas funções.


•    Energy Hearts: São cápsulas em forma de coração que elevam a energia vital máxima de Megaman. Existem uma por fase.

•    Sub Tanks: Diferentemente da série original em que os tanques já vinham cheio, aqui o jogador precisará enchê-los. Para enchê-los, o jogador precisa estar com a energia cheia e pegar cápsulas de recuperação. Existem quatro Sub-Tanks no game.

•    Armaduras: Ao encontrar as cápsulas do Dr.Light, Megaman conseguirá uma parte da armadura especial X-Armor. Elas são encontradas nas fases onde não há os Sub-Tanks.

•    Armadura (Speed Booster): São as pernas da armadura. Permitem X executar o comando Dash.


•    Armadura (Body Armor): É o peitoral da armadura. Reduz pela metade o dano dos ataques dos inimigos.

•    Armadura (Helmet): É o helmo da armadura. Permite X destruir algumas plataformas dando cabeçadas.

•    Armadura (X-Buster): Com essa parte, X poderá carregar o X-Buster e dar um tiro super poderoso. Além disso, essa parte da armadura permite que X também use o tiro carregado das armas especiais deixada pelos chefes.






Conclusão

Mega Man X foi o game que renovou o estilo dos jogos de plataforma até 1993, quando o estilo estava ficando repetitivo. Conseguiu agradar aos fãs da série original e ao mesmo tempo conquistou novos jogadores. 
Super desafiador, o game é um dos clássicos mais lembrados do Super Nintendo. 
Após o lançamento deste game, a série original Mega Man teve várias outras sub-séries lançadas, fazendo com que X e Zero ficassem cada vez mais populares no universo dos games. Hoje o robô azul é o mascote oficial da Capcom.
Para os fãs de jogos de plataforma com um nível de dificuldade mais elevado, Mega Man X é um título obrigatório. Quem jogar não vai se decepcionar em nada.
Confira ainda nesta análise como elevar Megaman ao seu nível máximo, e como garantir a Megaman acesso à habilidade Hadoken (Ataque especial do personagem Ryu em Street Fighter).


Nota Final : 9.5


Passwords


·    Todos os chefes derrotados, todas as partes da armadura, todos os Sub Tanks, todos os Energy Hearts: Entre com 2653 3848 7587 como Password.
 
·    Todos os itens e armas: Entre com 2653 3858 7584 como Password.

 
·    Todas as partes da armadura, todas as armas, todos os Sub Tanks e Energy Hearts e comece o game na fase da fortaleza  Sigma: Entre com 7437 6482 1256 como Password.







Segredos
  
·    Hadoken 

Requisitos: 


·    Ter todos os Sub Tanks
·    Ter todos os Energy Hearts
·    Ter encontrado as cápsulas do Dr.Light e possuir todas as quatro partes da armadura.
 

Após possuir todos os requisitos vá para a fase do chefe Armored Armadillo. Vá até o final da fase, mas antes do corredor que antecede o chefe, suba pela parede e pegue uma cápsula de energia. O jogador pode pegar impulso pelo carrinho da fase e economizar tempo. Saia da fase e repita o procedimento. Ao repetir algumas vezes o procedimento, ao subir na parede Megaman encontrará uma cápsula especial do Dr. Light.

Esta Cápsula permitirá Megaman usar a habilidade Hadoken.

Tags para Pesquisa
-Analise: Mega Man X
-Mega Man X analise
-Analiser Mega man


Deixe uma Resposta

Assinar Posts | Assinar comentários